Pesquisar este blog

The Fame

The Fame é o álbum de estreia de Lady Gaga. O álbum foi lançado pela primeira vez no Canadá em 19 de agosto de 2008 pela Interscope Records. O tema principal das músicas é sobre como alguém pode se sentir famoso como uma celebridade. Em 02 de dezembro de 2009, "The Fame" foi indicado para seis prêmios Grammy e ganhou como Melhor Gravação Dance por "Poker Face". O álbum foi nomeado para Álbum do Ano e ganhou o Grammy de Melhor Álbum Eletrônico / Dance no Grammy Awards 52. Em 26 de fevereiro de 2010, "The Fame" foi Diamond (que representam mais de 10 milhões de álbuns vendidos), vendendo cerca de 12 milhões de cópias no mundo inteiro. Em 16 de fevereiro de 2010, ganhou Melhor Álbum Internacional no Brit Awards 2010 (Premiação Britânica). Em 07 de julho de 2010, The Fame se tornou o álbum mais vendido nos EUA na história da música digital.

A escrita do álbum demorou cerca de dois anos e meio e começou em 2006. Algumas das canções do álbum vem de seu trabalho com vários produtores (RedOne, Rob Fusari, KNS Productions), no período 2006-2007 e a outra metade com o seu trabalho após ter sido assinado com a Interscope Records (Martin Kierszenbaum, RedOne). As músicas são em sua maioria inspirados pelo amor Gaga da fama, em geral, e lida com as complexidades de um estilo de vida rico e famoso, sendo visualizado por ela. Musicalmente, o álbum se inspirou em electropop e synthpop dos anos 80 ao incorporar a música de dança e claro ganchos. Em relação ao título e ao conceito do álbum, Lady Gaga, explicou: "The Fame é sobre como alguém pode se sentir famoso. A cultura pop é arte. Não faz você resfriar a odiar a cultura pop, então eu abracei ele e ouvir tudo sobre a fama. Mas é uma fama compartilháveis. Quero convidar a todos para a festa. Quero que as pessoas sentir-se parte deste estilo de vida".
"Eu me sinto como este disco é realmente diferente, você vê ['] tem bangers club com mais glamour dos anos 70 para mais registros cantor e compositor de rock. [...] The Fame não é sobre quem você é. É sobre como todo mundo quer saber quem você é! Compre-o e ouça-o antes de ir para fora ou dentro do carro. [...]. Levei um tempo, mas realmente aprofundei em mim mesmo, eu finalmente consegui. Eu não poderia estar mais orgulhoso dele. Não é apenas um registro [,] é um movimento de arte pop todo [.] Não é só uma canção sobre um".


Musicalmente, o álbum atraiu influências entre o final de 1970, glam-rock como David Bowie e Queen.Gaga incorporou seu som glam-rock, enquanto a concepção de melodias pop catchy e ganchos para o que ela apelidou de "pop teatral". Canções como "Poker Face", "Just Dance" e "LoveGame" são canções uptime dançantes. Todos combinados de sintetizadores, cortadas, batidas marchantes, serras eletrônicas e continha R&B. "Paparazzi" carregava uma batida abafada enquanto "SummerBoy" teve influências da música do Blondie. "Eh, Eh" é creditada como uma balada em comparação com o resto das pistas de dança alimentada a partir da fama. A canção tem uma década de oitenta synth sensação pop em que ao incorporar o "Eh, Eh" gancho único Rihanna "Umbrella" (2007).  


Liricamente, as canções de The Fame são sobre ser famoso e atingir popularidade. "Poker Face" é de cerca de insinuações sexuais e teasing. Gaga explicou em uma entrevista ao Daily Star que as letras que carregam um pouco de tom de confusão sobre amor e sexo. "Just Dance" fala sobre intoxicação em uma festa, com letras como "O que está acontecendo no chão? / Eu amo este álbum do bebê, mas eu não consigo ver direito". "LoveGame" retrata uma mensagem sobre amor, fama e sexualidade, que é parecido com o tema central do álbum. "Paparazzi" retrata um stalker que está seguindo alguém, seu maior fã. A canção também retrata o desejo de capturar a atenção da câmera, bem como alcançar a fama. Em entrevista à MTV britânica Lady Gaga explicou sobre a fama:

"Essa idéia de corridas é 'The Fame' por completo. Basicamente, se você não tem nada, sem dinheiro, sem fama, você ainda pode se sentir bonito e podre de rico. É sobre fazer escolhas e ter referências, coisas que você puxa da sua vida, que você acredita. É sobre a auto-descoberta e ser criativo. O registro é um pouco focado, mas também é eclética. A música é o objetivo de inspirar as pessoas a sentir uma certa maneira sobre si mesmos, então eles vão ser capazes de abranger, no suas próprias vidas, um sentido de fama interna que pode projetar para o mundo e a natureza despreocupada do álbum é um reflexo dessa aura. Gosto de funil de idéias interessantes para o resto do mundo através de uma lente pop. "



O álbum recebeu críticas positivas, com os críticos elogiando a capacidade de Gaga para descobrir um gancho melodioso e comparar suas habilidades vocais com os de Gwen Stefani. O álbum foi número um em países como o Reino Unido, Canadá e Irlanda. Nos Estados Unidos, o álbum alcançou a posição número dois no Billboard 200 e no topo da Billboard Top Electronic Albums. Em todo o mundo, o álbum vendeu mais de oito milhões de cópias. Ele conseguiu uma pontuação coletiva de 71 dos 100 da Metacritic.Mateus Chisling do Allmusic declarou: "Abastecido por pistas de dança pesados ​​e popping batidas eletrônicas, [...] The Fame é uma amostragem bem trabalhada do feisty anti pop-in de alta qualidade. [...]Desde a sua faixa de abertura até que ele fecha, The Fame não veio acima do short em sons funky para divertir os fãs desse gênero de dança." Mikael Madeira da Entertainment Weekly deu ao álbum a nota B-, dizendo que "The Fame é notável (e exaustivamente) puro, na sua visão de um mundo em que nada supera ser belo, sujo, e rico. Nesta economia, porém, o seu alto escapismo tem seus encantos ". Alexis Petridis, do The Guardian elogiou Gaga por ser bom em melodias. Segundo ele, "The Fame chega carregando uma melodia extremamente viciante ou um gancho inescapável, praticamente tudo o que soa como uma outra.  
Track list

1. Just Dance (feat. Colby O'Donis)
2. LoveGame
3. Paparazzi
4. Poker Face
5. Eh, Eh (Nothing Else I Can Say
)
6. Beautiful, Dirty, Rich
7. The Fame
8. Money Honey
9. Starstruck (feat. Flo Rida e Space Cowboy)
10. Boys Boys Boys
11. Paper Gangsta
12. Brown Eyes
13. I Like It Rough
14. SummerBoy